Além das Palavras Matemática Coordenação de Área Professor Maiko Ferreira


Programa Além das Palavras Matemática Escola Estadual Rui Barbosa
Professor Maiko Ferreira
Ações desenvolvidas:


Trabalhando horas
2° ano

No 2° ano os alunos trabalham com material concreto. Para melhor assimilar o conteúdo as atividades são feitas em grupos onde os alunos mostram na prática o desenvolvimento das habilidades.
Trabalhando medidas de tempo: construção do relógio e suas funcionalidades.
Os grupos demonstram em seus relógios as horas informadas pela professora.

O objetivo da aula era que os alunos adquirissem os conceitos de horas relógio, identificando horas e minutos. Para isso com uso do material de apoio do livro Matemática com Alegria, os mesmos usaram o material de apoio do livro a sala foi dividida em grupos e cada grupo confeccionou seu relógio de ponteiros. Após terminado era hora de partir para a prática, os alunos representavam nos relógios as horas a qual a professora informava. A interatividade entre eles foi muito construtiva e o trabalho tornou a aula agradável e produtiva.









No 3° ano os alunos tem contato com material dourado numa onda de brincadeira a participação
 foi significativa.


Construído o conceito do Quadro valor lugar, estes representavam o número com o material e fazendo a troca quando havia necessidade.




Também no 3° ano os alunos se comprometem com o estudo da tabuada e provara isso usando os dados numa brincadeira que todos se envolveram.


Em duplas cada uma jogava um dado e deveria assim fazer a multiplicação dos números obtidos a disputa foi competitiva.



No 4° ano a tabuada também é o forte dos alunos. Trabalhando o jogo “Eu tenho, Quem Tem?”  que são tiras onde há um produto e uma operação multiplicativa  eles se concentravam e revolviam por raciocínio lógico o recurso deles eram os dedos.

Caso o aluno errasse este era convidado a vir ao quadro e revolver para os colegas usando o método que conhecesse trabalhado nas aulas dando assim o resultado certo.




5º ano C
Trabalhando Frações
Inicialmente a professora dividiu a sala em grupos e levou os alunos na sala de tecnologia, sem dar prévia explicativa sobre o conteúdo pediu para que os mesmos pesquisassem tudo que  fosse do entendimento deles sobre fração apenas o que eles conhecessem significativamente. Após essa pesquisa os mesmos grupos receberam a tarefa de montarem sejam em cartazes ou com material lúdico de maneira simples seus entendimentos paras os demais colegas e a professora.
O trabalho saiu maravilhoso os alunos surpreenderam a professora e o trabalho foi apresentado com muito exito. 

Preparando material para apresentação 

Apresentação com material concreto



Nenhum comentário:

Postar um comentário