Programa Além das Palavras Matemática Escola
Estadual Rui Barbosa
Professor Maiko Ferreira
Ações desenvolvidas:
Trabalhando horas
2° ano
No 2°
ano os alunos trabalham com material concreto. Para melhor assimilar o conteúdo
as atividades são feitas em grupos onde os alunos mostram na prática o
desenvolvimento das habilidades.
Trabalhando
medidas de tempo: construção do relógio e suas funcionalidades.
Os
grupos demonstram em seus relógios as horas informadas pela professora.
O objetivo da aula era que os alunos adquirissem os conceitos de horas relógio, identificando horas e minutos. Para isso com uso do material de apoio do livro Matemática com Alegria, os mesmos usaram o material de apoio do livro a sala foi dividida em grupos e cada grupo confeccionou seu relógio de ponteiros. Após terminado era hora de partir para a prática, os alunos representavam nos relógios as horas a qual a professora informava. A interatividade entre eles foi muito construtiva e o trabalho tornou a aula agradável e produtiva.
No 3°
ano os alunos tem contato com material dourado numa onda de brincadeira a
participação
foi significativa.
Construído
o conceito do Quadro valor lugar, estes representavam o número com o material e
fazendo a troca quando havia necessidade.
|
Também
no 3° ano os alunos se comprometem com o estudo da tabuada e provara isso
usando os dados numa brincadeira que todos se envolveram.
Em
duplas cada uma jogava um dado e deveria assim fazer a multiplicação dos
números obtidos a disputa foi competitiva.
|
No 4°
ano a tabuada também é o forte dos alunos. Trabalhando o jogo “Eu tenho, Quem
Tem?” que são tiras onde há um produto e
uma operação multiplicativa eles se
concentravam e revolviam por raciocínio lógico o recurso deles eram os dedos.
Caso o
aluno errasse este era convidado a vir ao quadro e revolver para os colegas
usando o método que conhecesse trabalhado nas aulas dando assim o resultado
certo.
|
5º ano C
Trabalhando Frações
Inicialmente a professora dividiu a sala em grupos e levou os alunos na sala de tecnologia, sem dar prévia explicativa sobre o conteúdo pediu para que os mesmos pesquisassem tudo que fosse do entendimento deles sobre fração apenas o que eles conhecessem significativamente. Após essa pesquisa os mesmos grupos receberam a tarefa de montarem sejam em cartazes ou com material lúdico de maneira simples seus entendimentos paras os demais colegas e a professora.
O trabalho saiu maravilhoso os alunos surpreenderam a professora e o trabalho foi apresentado com muito exito.
Preparando material para apresentação |
Apresentação com material concreto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário